segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Vinha Vermelha de Vicent van Gogh



Vicent van Goh nasceu em Zundert, na Holanda a 30 de Março de 1853. A loucura, a pobreza, a incompreensão, a amargura, a tristeza e a solidão, marcam a sua vida. Vincent era um homem de bons sentimentos e foi missionário. Mas não conseguia viver segundo os valores da sua época, não se relacionava com a maioria das pessoas e nem mesmo ganhava o mínimo para o sustento. Não conseguiu ter uma família. Nunca se deu bem com as mulheres. Recebeu durante toda a vida ajuda, o necessário para viver, do seu irmão, Theo, que também não era rico. Um emocionante exemplo de solidariedade desinteressada. O irmão, quatro anos mais novo, cuidou dele como de uma criança. Vicent van Gogh teve alguns estudos em Artes, com Willem Roelofs em Bruxelas, na Academia Royal de Artes. Estudou em Haia na Holanda, em 1883 mudou-se para Nuenen (Holanda) onde se dedicou à pintura.Enquanto estava na Antuérpia, dedicou-se ao estudo das cores e visitou museus. Foi nesta altura que entrou em contacto com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciaria pelas cores fortes e uso das linhas.Em 1886, matriculou-se na Ecole des Beaux-Arts de Antuérpia.
A vinha e os seus colhedores de uva no Outono inspiraram este quadro, o único que o irmão Theo conseguiu vender durante toda a vida de van Gogh. Foi comprado por Anne Boch, irmã do pintor belga Eugène. Ao descrever o quadro para o irmão, van Gogh disse que o tinha feito após a chuva, com o pôr-do-sol pintando o chão de violeta e as folhas das parreiras de vermelho"como vinho". O toque esverdeado no céu foi usado para contrastar com os tons de vermelho quente que dominam a composição.
Foi considerado um dos melhores pintores de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de em toda a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade. Vincent Van Gogh produziu pouco mais de 800 quadros. Recebeu apenas uma crítica favorável em vida. Albert Aurier escreve positivamente sobre ele no "Mercure de France", em 1890. Um mês depois, ele vende o primeiro e único quadro de sua vida, "A Vinha Vermelha", pela pequena quantia de 400 Francos (181€) . Cem anos depois é vendido "O Jardim das Flores" por 83,6 milhões de dólares, o maior valor já pago por uma obra de arte.
Vicent pintou durante 10 anos , mas os trabalhos dos últimos 4 anos é que deram força à sua obra. Van Gogh, junto com Cèzanne e Gauguin, foi a porta para a Arte Moderna, que depois é definitivamente aberta por Pablo Picasso. Algumas teorias sobre a visão de Van Gogh entre elas, afirmavam que van Gogh seria daltónico, por isso abusava do amarelo nas suas obras.
Vincent morreu a 29 de Julho de 1890 disparando um tiro sobre o peito e Theo morreu 6 meses depois. Escreveu Charles Terrasse : "Não se quiseram separar aqueles que tanto se amaram durante suas vidas, Theo o irmão sublime e Vincent o pintor dos sóis silenciosos e dos girassóis de ouro. Repousam lado à lado em Auvers-sur-oise . E , na admiração universal que suscitam,os seus dois nomes são apenas um".

“Não posso evitar os factos de que os meus quadros não sejam vendidos. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço das tintas". Van Gogh.


0 comentários: