terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Bauhaus


Staatliches Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de artes de vanguarda, que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
Esta escola foi desenhada por Walter Gropius, um arquitecto alemão que foi considerado um dos maiores nomes da arquitectura no Século XX, chegando até a ensinar na Universidade de Harvard.
A escola foi fundada e desenhada por Walter Gropius em Weimar no ano de 1919. Walter Gropius sentiu que se iniciava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e declarou a si que a partir daí era um dever criar um novo estilo arquitectonico que reflectisse esta nova época. O seu estilo tanto na arquitectura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem nunca limitar-se apenas a esses objetivos.
A escola Bauhaus tinha uma definição paradisíaca cujo lema era:”o Edifício do Futuro”. Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo Nazi. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Escritores Nazis como Wilhelm Frick e Alfred Rosenberg clamavam directamente que a escola era "anti-Germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista. Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitectura do ocidente europeu e dos Estados Unidos da América nas décadas seguintes. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
Sinto muita pena que as obras de arte aqui criadas tenham sido vendidas, muito provavelmente para aumentar a máquina de Guerra da Segunda Guerra e também ter sido seguida e empurrada de região em região por razões politicas, enquanto proporcionava um sinal de educação deste país, Alemanha. Penso que esta escola foi a escola de Belas-Artes mais popular do Século XX. Tinha um grande fundador e ,consequentemente, grandes alunos.

Trabalho Elaborado por:
Pedro Souto nº6 9ºD
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Gropius
http://www.bauhaus.de/english/bauhaus1919/index.htm
Imagem:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Bauhaus.JPG

2 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com as orientações dadas pelo professor de Tic, a imagem deveria estar ao lado squerdo do texto, coisa que não acontece no teu trabalho!
Mas gostei!

José Martins disse...

Gostei do trabalho, penso que tem as informações basicas da escola de arte.
Continua assim. :)