quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Viaduto em L'Estaque de Georges Braque

Georges Braque nasceu a 13 de Maio de 1882, em Paris, e faleceu a 31 de Agosto de 1963. Foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Passou a infância em Le Havre e aos 17 anos era aprendiz de pintura com um pintor-decorador. Em 1900, foi morar para Paris. As suas primeiras pinturas reflectem a influência de Paul Cèzanne.
Foi um dos primeiros criadores de colagens. Colava pedaços de pano, jornais e outros materiais nas pinturas para enriquecer a composição. Ele usava também uma técnica de pintura que imitava a textura de superfícies como a do mármore e da fibra da madeira. De 1948 a 1956, pintou oito grandes quadros de interiores de estúdio que mostram a sua habilidade em dispor objectos em relações delicadas no espaço. Também criou muitas litografias e pinturas baseadas em desenhos de pássaros.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Braque
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/braque.asp

Georges Braque obviamente foi um grande pintor, aliás este trabalhou com Pablo Picasso, um dos pintores mais famoso e reconhecido com grande mérito pela sua capaciadade artística. Georges Braque apresenta muita originalidade, apreciei bastante as suas obras, uma delas foi a Viaduto em L'Estaque (Paris, 1908 / [Paris, early 1908]Oil on canvasÓleo sobre tela) que aqui apresento.

Ana Lopes 9ºD nº3

3 comentários:

Beatriz disse...

Gostei muito da pequena biografia que fizes-te e do comentário. Parabéns.

Beatriz 9ºD

Jessica disse...

Podias ter falado um pouco mais da obra, mas gostei da tua escolha em relação ao quadro.

Diana Costa disse...

Gostei do trabalho.
Na verdade não conhecia este artista.