quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Paula Rego - "A Dança"

Paula Rego nasceu em Lisboa a 26 de Janeiro de 1935. Estudou na Slade School of Art em Londres de 1952 a 1956, e aí fixou residência desde 1976. É em Londres onde passa a maior parte do seu tempo, desde 1963, mantendo sempre uma ligação forte com Portugal. Em 1990 Paula Rego foi nomeada a primeira Artista Associada da National Gallery, de Londres.
A sua obra, influenciada pelo surrealismo, expressionismo e dadaísmo, desenvolve-se em telas de grandes dimensões, nas quais narra histórias que reportam à infância, com figuras grotescas, frequentemente extraídas de contos de fadas, mas tratadas de forma irónica e por vezes cruel. A sua vida em Londres liga-a à pop art e às técnicas de colagem, sempre trabalhadas em paralelo com as influências já citadas e sem nunca deixar de lado o quotidiano da península. A situação vivida não só em Portugal, mas também na Espanha, tem grande peso nas suas obras do final dos anos 60. A recordação da infância mantém-se como fio condutor ao longo da obra desta pintora e, na década de 1980, sobressai em uma série de telas em que a personagem central é uma menina (possivelmente um auto-retrato) acompanhada de figuras várias, como um cão, um bode ou bonecas de trapos, e colocada em espaços diversos onde não há distinção entre o bem e o mal.
A sua obra é reconhecida em todo o mundo. Das suas obras a que eu mais gosto é “A Dança”, de 1988, em que o espectro da separação e a autonomia da mulher em relação ao elemento masculino estão presentes e também pelo puro sentimento da dança traduzido numa imagem belíssima.

Mariana Costa, nº20, 9º D


Bibliografia:

4 comentários:

Ana Costa disse...

Ola!!
O teu trabalho está muito interessante, deverias de por o porquê que escolheste a obra seria muito interessante de ler. bjs. =D

Beatriz disse...

Boa escolha..
Uma das grandes pintoras portuguesas!

Sara Queirós disse...

Parabéns!O trabalho está muito bom...gostei de ler e também concordo com a beatriz, Paula Rego é uma das grandes pintoras portuguesas...

Nádia Soares disse...

Muito bonito este quadro!!! Parabens

=D