quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008



"O Grito" De Edvard Munch


Edvard Munch nasceu na Noruega a 12 de Dezembro de 1863, e morreu a 23 de Janeiro de 1944, em Ekely. Foi considerado o
homem moderno, o pintor da angústia, da solidão que este sente nas cidades, do amor fracassado e da morte. Munch perdeu a mãe muito cedo, com cinco anos, vítima de tuberculose e, quatro anos mais tarde, morre a sua irmã com a mesma doença. A partir daqui, o pintor inicia uma relação com a morte que o vai obcecar para o resto da vida.
O mais célebre quadro de Munch é o “O Grito”. Este é um quadro muito intenso, que reflecte a angústia deste pintor e a sua visão de existência humana. Este descreveu a experiência que o levou a pintar esta obra em 1893, “Caminhava eu com dois amigos pela estrada, então o sol pôs-se; de repente, o céu tornou-se vermelho como o sangue. Parei, apoiei-me no muro, inexplicavelmente cansado. Línguas de fogo e sangue estendiam-se sobre um tom preto-azulado". Munch concentrou nesta obra toda a angústia humana perante o mistério insondável da morte. No quadro de Munch esta impotência do ser humano face à sua condição de ser mortal sente-se através das cores incandescentes, vivas, tumultuosas que provocam uma espécie de tontura emocional. Por isso muitos temem Edvard, o pintor do medo. Como se pode ver as cores e as formas aumentam a força de expressão. O Sol desaparece e o eco do grito sacode o céu e a terra. Munch utiliza um pincel nervoso e colorido que passa rapidamente de tons mórbidos a cores incandescentes.A parte mais expressiva do quadro é a boca da personagem. Esta técnica sugere ao espectador a inquietação e a angústia que assolava o criador durante a concepção desta obra. Este quadro foi sem duvida um dos maiores símbolos do movimento expressionista.
Eu escolhi esta obra devido as cores que este utiliza e, as formas do rosto. E também a forma como o pintor transmite os seus pensamentos para a tela.

Cláudia Sofia Novais
9ºD nº 11

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch)
http://www.infopedia.pt/$edvard-munch

9 comentários:

Pedro Souto 9ºD disse...

Até gosto muito desta obra, mas podias ter feito o teu próprio comentario...
PS: não teesqueças de fechar aspas =D

Sara Queirós disse...

este trabalho está bom....gostei de ler...podias ter aprofundado mais a tua opinião mas mesmo assim gostei da estrutura do teu trabalho, falas muito do quadro e do pintor e eu gostei...Parabéns!

Ana Lopes disse...

O qadro que escolheste é um verdadeiro "grito". Falas bastante da obra e do autor.

Bruno Ribeiro disse...

Olá claudia eu dei uma olha dela no teu trabalho e eu gostei do teu trabalho porque o teu trabalho está bem escrito e muito bem estrturado

Bruno Ribeiro disse...

Olá claudia eu dei uma olha dela no teu trabalho e eu gostei do teu trabalho porque o teu trabalho está bem escrito e muito bem estrturado

Bruno Ribeiro disse...

Olá claudia eu dei uma olha dela no teu trabalho e eu gostei do teu trabalho porque o teu trabalho está bem escrito e muito bem estrturado

Bruno Ribeiro disse...

Olá claudia eu dei uma olha dela no teu trabalho e eu gostei do teu trabalho porque o teu trabalho está bem escrito e muito bem estrturado

Nádia Soares disse...

Este quadro é muito bonito e interessante. Boa escolha!

parabens

=D

Beatriz disse...

Gostei do trabalho mas penso que podes melhorar algumas coisas .




P.S:Bruno devias ter mais cuidado a comentar porque comentaste a mesma coisa muitas vezes .