quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Persistência da Memória


Eu optei por escolher o quadro Persistência da memória, porque os relógios deformados e o fundo da pintura, me despertaram um interesse e uma curiosidade muito intensa, e senti me tentada a descobrir mais sobre o quadro e sobre o seu pintor.

Persistência da memória foi um dos mais célebres quadros elaborado por Salvador Dalí.
Salvador Dalí foi um artista muito famoso, do século XX, nasceu em 1904 em Espanha onde acabou por falecer em 1989. Salvador Dalí procurou adquirir vários movimentos técnicos, como por exemplo, o Dadaísmo e o Cubismo, no entanto o que mais o marcou foi o surrealismo.
Este pintor, como podemos verificar pelas suas pinturas, era um homem que adorava viver no mundo dos sonhos e no subconsciente, daí possuir uma grande imaginação e criatividade. No entanto Dalí não se destacava das outras pessoas por simplesmente gostar do subconsciente, ele era uma pessoa muito extravagante não só no seu trabalho como também no seu quotidiano. Na minha opinião, Salvador Dalí foi uma pessoa que marcou muito a sua época.
Relativamente ao quadro, eu penso que é o resultado de muita criatividade e de Salvador Dalí ser um grande surrealista.
Ao ver este quadro sinto que os relógios moles e não quebradiços me dão a ideia da memória e me transmite um sentimento de que o tempo se está a esgotar.
Eu gostei muito de pesquisar e trabalhar sobre esta pintura, que é um dos melhores exemplos de surrealismo, porque foi cativante descobrir o porquê dos relógios deformados e porque desta forma, também consegui obter informações interessantíssimas sobre um grande pintor e homem do século XX.

Bibliografia:
Texto:
·
http://br.geocities.com/dannyzangrossi/artesplasticas/index_3.html
·
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dal%C3%AD
Imagem:
·
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/27/Salvador_Dali_NYWTS.jpg/600px-Salvador_Dali_NYWTS.jpg
·
http://www.palanque_virtual.blogger.com.br/memoria.jpg


Márcia 9ºD Nº 18

7 comentários:

Ana Costa disse...

Ola!! O teu trabalho está muito, pois puseste a tua opinião pessoal e o porquê que escolheste a obra.

PARABENS!!!

Ana Costa disse...

Enganei-me no comentário que fiz anteriormente por isso vou corrigir:

Ola!! O teu trabalho está muito interessante, pois puseste a tua opinião pessoal e o porquê que escolheste a obra.

PARABENS!!!

Anónimo disse...

Penso que o teu trabalho está bem estruturado e limitaste-te a fazer textos pessoais! Creio que também tiras-te muita informaçao da aula de história!
Continua assim!

Unknown disse...

O trabalho apresenta algumas imprecisões que necessitam ser corrigidas.

Naíde Sousa disse...

Olaa

O teu trabalho ta muito interessante .
Pois valorizas te a tua opiniao pessoal

Gostei do teu trabalho

bÁrBaRa disse...

Gostei do trabalho0

Necessitas de corrigir algumm

Bruno Ribeiro disse...

ola o teu trabalho está muito interesante porque o texto está muito bem escrito, bem estreturado.