Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech nasceu Figueres, 11 de Maio de 1904 faleceu Figueres, 23 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.
A Persistência da Memória - 1931
Este quadro tão pequeno (24x33cm) é provavelmente a mais conhecida de todas as obras de Dali. A flacidez dos relógios dependurados e escorregando mostram uma preocupação humana, com o tempo e a memória. O próprio Dali está presente, na forma da cabeça adormecida que já apareceu em outros quadros. Segundo ele, a ideia do quadro ocorreu e como a paisagem já estava pronta, levou apenas 2 horas para realizá-lo. Quando Gala, voltou do cinema e viu o quadro, previu que quem visse este quadro jamais o esqueceria.
SURREALISMOSurrealismo, movimento artístico e literário fundado pelo poeta e crítico francês André Breton. Em 1924, Breton publicou o Manifesto surrealista em Paris, tornando-se líder do grupo que tomou este nome. O surrealismo surgiu do movimento Dada que reflectir, tanto na arte quanto na literatura, o protesto niilista contra a cultura ocidental. Herdeiro do dadaísmo, o surrealismo enfatizava o papel do inconsciente na atividade criadora.
Imagem retirada de:http://paginas.terra.com.br/arte/serros/SALVADOR%20DALI.htm
Texto retirado de:http://pt.barcelona-home.com/int/culture.asp?theme=dali
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Dalí A Persistência da Memória
Etiquetas: 3 de Montelongo, arete, E.B. 2, História, pintura do século XX, pintura salvador dalí, Tic
Publicada por Ricardo Machado à(s) 09:39
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário