segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dalí A Persistência da Memória

Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech nasceu Figueres, 11 de Maio de 1904 faleceu Figueres, 23 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.

A Persistência da Memória - 1931

Este quadro tão pequeno (24x33cm) é provavelmente a mais conhecida de todas as obras de Dali. A flacidez dos relógios dependurados e escorregando mostram uma preocupação humana, com o tempo e a memória. O próprio Dali está presente, na forma da cabeça adormecida que já apareceu em outros quadros. Segundo ele, a ideia do quadro ocorreu e como a paisagem já estava pronta, levou apenas 2 horas para realizá-lo. Quando Gala, voltou do cinema e viu o quadro, previu que quem visse este quadro jamais o esqueceria.
SURREALISMOSurrealismo, movimento artístico e literário fundado pelo poeta e crítico francês André Breton. Em 1924, Breton publicou o Manifesto surrealista em Paris, tornando-se líder do grupo que tomou este nome. O surrealismo surgiu do movimento Dada que reflectir, tanto na arte quanto na literatura, o protesto niilista contra a cultura ocidental. Herdeiro do dadaísmo, o surrealismo enfatizava o papel do inconsciente na atividade criadora.


Imagem retirada de:http://paginas.terra.com.br/arte/serros/SALVADOR%20DALI.htm
Texto retirado de:http://pt.barcelona-home.com/int/culture.asp?theme=dali

0 comentários: