segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Casa Milá


Casa Milà, também conhecida como La Pedrera ('A Pedreira em Catalão), é um edifício desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeio de Gràcia (passeios é Catalão para promenade ou avenida) no bairro Eixample de Barcelona, Catalunha, Espanha. Foi construída para Roger Segimon de Milà.É parte do Património mundial da UNESCO, juntamente com outras obras de Antoni Gaudí.
O edifício não possui quaisquer linhas rectas. A maioria das pessoas considera-o magnífico e arrebatador; alguns dizem que se parece a ondas de lava ou a uma duna de areia. O edifício parece desafiar o nosso conceito de arquitectura convencional. O aspecto mais impressionante é o telhado, com uma aparência quase lunar ou de sonho.
O edifício pode ser considerado mais uma escultura do que um edifício convencional. Os críticos salientam a ausência de preocupação com a utilidade, mas outros consideram-no como arte. Os habitantes da cidade da altura consideravam-no feio, daí a alcunha de "pedreira", mas hoje em dia é um dos marcos da cidade.
Pode ser comparado com as pareceis íngremes com que as tribos africanas constroem as suas habitações, semelhantes a cavernas. A fachada ondulada, com largos poros, lembra uma praia ondulante de areia fina, formada, por exemplo, por uma duna. Os favos feitos por abelhas atarefadas também saltam à ideia do observador que olha para os altos e baixos, semelhantes a cobras, que percorrem o edifício inteiro. A Casa Milá foi o predecessor de alguns edifícios com uma aparência biomórfica semelhante:
-Torre Einstein em Potsdam, desenhada por Erich Mendelsohn ; -Museu Solomon R. Guggenheim em Nova Iorque, desenhado FrankLloydWright; -Chapelle Notre Dame du Haut, Ronchamp, França, desenhada por Le Corbusier; -Hundertwasserhaus e outras obras do arquitecto austríaco;
-Friedensreich Hundertwasser Disney Concert Hall em Los Angeles, por Frank Gehry. São efectuadas exibições gratuitas no primeiro andar frequentemente, que também permite a oportunidade de ver o desenho interior. O acesso aos apartamentos e ao telhado requer o pagamento de taxa.
Trabalho por:
- Luís Matos nº14 9c

3 comentários:

Pedro Correia disse...

A obra que escolheste e de facto muito porreira mas não tiras-te as hiperligações.

TIC Montelongo disse...

O Pedro tem razão, embora neste contexto, o "porreira" não ser a adjectivação mais aconselhável. Como já referi noutros trabalhos: deves reconstruir o texto com palavras tuas, referir as fontes e eliminar o supérfluo. Mais vale um trabalho modesto, mas pessoal, que um grande tratado de outra origem.

Anónimo disse...

nao te esqueças de retirar as hiperligaçoes e referir as fontes consultadas! ツ