Pablo Ruiz Picasso
Pablo Ruiz Picasso, nasceu no dia 25 de Outubro de 1881, em Málaga, Espanha, no seio de uma família vinculada à pintura. Foi na Corunha que começou os seus estudos de Belas-Artes, mas foi em Barcelona que completou a sua formação e iniciou a sua carreira de pintor. Conheceu todos os artistas catalães dessa época pois frequentava a cervejaria 4 Gats. Faleceu no dia 8 de Abril de 1973, em Mougins, França.
Guernica
Este quadro foi pintado por Pablo Picasso no ano de 1937, pouco depois dos bombardeamentos alemães da vila basca de Gernika-Lumo, por ordem do General Franco. Dos 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos.
Em primeiro plano no quadro, está uma figura fragmentada com a cabeça cortada e um braço também cortado agarrando uma espada partida. Junto à mesma, encontra-se uma flor, como uma mensagem de esperança numa vida nova. A delicadeza da flor aumenta o horror geral da cena caótica.
O touro (ou minotauro) que aparece na composição foi interpretado de maneiras muito diferentes nos últimos 70 anos. Uns dizem que é para marcar a tradição espanhola, a Tourada, outros que é uma referência a Franco e à ditadura. Para Picasso, era apenas um touro.
Este quadro não apresenta lágrimas, nem mesmo na figura da mãe que segura o sei filho morto, no entanto a mãe está a gritar. A angústia no rosto da mãe é especialmente penetrante, talvez aumentada pelo contraste entre o estilo do rosto e a representação mais convencional da criança. Formas semelhantes aparecem um pouco por todo o quadro
Neste quadro, o cavalo é tratado como uma figura feminina. Aparece como um animal mortalmente ferido. Para os que estão mais próximos da leitura política, o cavalo em agonia é o símbolo das vítimas civis dos bombardeamentos de Gernika-Lumo.
Por cima da cabeça do cavalo, está um candeeiro eléctrico aceso, em forma de sol, que representa o "olho de Deus" que vê tudo.
Nesta obra o pintor opta por usar uma paleta de branco, preto e cinzentos. A técnica utilizada é o óleo sobre a tela e tem as dimensões de 350 x 782 cm.
"Com Guernica Picasso vem dizer-nos que as vítimas dos conflitos são os grandes vencedores morais, num pensamento artístico verdadeiramente revolucionário", defende o comissário da exposição Picasso.
Bibliografia:
- http://www.suapesquisa.com/picasso/
- http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1776&id=1259877
- http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/index.htm
- http://dossiers.publico.clix.pt/noticia.aspx?idCanal=1776&id=1259881
Trabalho elaborado por:
- Catarina Soares nº9 9ºD
6 comentários:
Muito bom o teu trabalho. Penso que a ideia de dividir um pouco da biografia do pintor espanhol da sua obra foi uma boa ideia. Parabéns pelo trabalho.
Beatriz 9ºD
Achamos que está bem elaborado, e diferente dos outros. Essa introdução sobre o pintor ajudou muito ao trabalho :)
Ana Pires e Andreia Martins 9ºB
Muito bom o teu trabalho, diferente dos outros começas com a bibliografia sobre Picaso, e depois falas sobre o quadro
Gostei
Peace =)
Está muito bom, o teu trabalho, bem estruturados,...
esta interessante o trabalho, e diferente!!
=D
Aquela parte de dividires a biografia do pintor da obra que escolheste está muito original!
parabens bj ツ
Enviar um comentário