quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Salvador Dali

Pintor espanhol. Estuda em Madrid, integrando-se no grupo de artistas e poetas da Geração de 27, estabelecendo, particularmente, laços de amizade com García Lorca e Luis Buñuel. No final dos anos 20 instala-se em Paris, onde se liga aos surrealistas.
Este quadro tão pequeno é a mais conhecida das obras de Salvador Dali a flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana, como: tempo e memória. E o próprio Dali se apresenta na forma de cabeça adormecida que já se pode observar que também está presente em outros quadros de Dali,segundo Dali a ideia do quadro ocorreu, e como a paisagem já estava pronta, levou apenas 2 horas para pintá-lo. Ao voltar do cinema e avistou o quadro, afirmou que quem visse este quadro jamais o esqueceria.
Entrega-se a um realismo minucioso, quase fotográfico, orientando a sua obra para uma permanente recordação de paisagens da sua infância, no sentido do gosto pelos ambientes sobre-humanos, onde o épico, o místico e o erótico se confundem. A sua obra, de um carácter estritamente pessoal, adapta-se às mais diversas mudanças de estilo, desde o renascentista ao impressionista. A sua temática é variada: nos relógios moles de A Persistência da Memória.
ááO quadro Persistência da Memória, foi pintado a óleo, aplicado sobre tela com 24,1 por 33 cm. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Escolhi este trabalho porque queria saber qual o significado dele,por isso, resolvi ver o que significava.
trabalho realizado por:
Sara Silva 9ºC nº 21

0 comentários: