quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"A Persistência da Memória"



Em 1934, Salvador Dali, pintor catalão radicado em Paris e uma das figuras líderes do grupo surrealista, expõe numa galeria de Nova Iorque, o quadro "A persistência da memória", o que se tornaria num dos momentos fundamentais da sua carreira artística, responsável pelo incremento da sua notoriedade pública. De facto, os relógios moles - designação muitas vezes atribuída a este quadro - transformaram-se de imediato num dos ícones mais fortes e característicos da sua obra. Na tela encontram-se representados três relógios que marcam diferentes horas tendo como fundo a paisagem de Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali). Esta pintura, persegue um enorme virtuosismo e meticulosidade no desenho das formas e na representação dos pormenores, com objectivo de obter atmosferas dotadas de grande realismo, daí o frequente alinhamento desta fase criativa com o grupo dos surrealistas ilusionistas ou veristas. Contém uma grande quantidade de referências de carácter historicista, particularmente as referentes à pintura maneirista ou à enigmática e fantástica obra do flamengo Jerónimo Bosch. O quadro Persistência da Memória foi pintado a óleo. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Escolhi esta pintura porque o autor a criou em memória a sua infância, e transmite um certo surrealismo. Gosto do fundo, gosto do modo como representa o tempo, os relógios moles estão muito originais. Gosto de toda a pintura em si.







Bibliografia:

texto retirado de: Diciopédia 2008 [DVD-ROM]. Porto: Porto Editora, 2007.
imagem retirada de: http://www.palanque_virtual.blogger.com.br/memoria.jpg




Andreia Martins 9ºB nº3

4 comentários:

Jessica disse...

O trabalho está bem elaborado e além disso o quadro é interessante eu adoro :)

Sara Martinho disse...

O trabalho está muito bom mesmo. Tens jeito para a coisa =D O quadro também ajuda muito, é muito bonito.
Ass:Ana Gonçalves

Bárbara Alves disse...

o trabalho está interessante e o quadro também.continua assim.parabéns

Sara Queirós disse...

ola!!!eu adoro esta pintura...aliás o meu trabalho também é sobre esta pintura,eu adoro Salvador Dalí!!eheheh!mas o teu trabalho está muito bom mesmo...deste a tua opinião e está muito bem estruturado!!!parabéns!:D