segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O funeral de casagemas-Pablo Picasso


Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de Outubro, 1881 — Mougins, 8 de Abril, 1973) foi reconhecidamente um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança. (A criança expressa-se pela necessidade que tem de se expressar e pelo prazer que isso lhe dá; tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe em fazer qualquer juízo sobre isso.)
Nasceu na Málaga (Espanha) e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juram Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco,pintor e professor de desenho.
Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra preservada era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante, A morte da mulher destacada e fútil. Picasso está feliz, zangado e rebelde. Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher.
Ao contrário do que apontam algumas listas, Picasso era destro, como se pode ver no célebre documentário The Mystery of Picasso.
Don José, seu pai costumava pintar os pombos que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa. Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros
'''''Evocação - O funeral de Casagemas''''' é uma importante [[pintura]], óleo sobre tela, com as medidas de 150 x 90 cm, do [[espanhaespanhol]] [[Pablo Picasso]], datada de [[1901]]. A fama súbita desta obra deve-se, em parte, ao facto de ter sido a primeria do [[Período Azul]] do [[arteartista]], que perdurou desde este [[ano]] a [[1906]]. O tema que desencadeou a [[pintura]] célebre foi a morte de um dos melhores amigos de Picasso, [[Carlos Casagemas]].

A primeira vez que visitou [[Paris]] fê-lo com [[Carlos Casagemas]]. Ambos [[espanhaespanhóis]], sentiram os amantes que se abraçavam no meio das multidões, as danças frenéticas, as mulheres sensíveis e delicadas e ao mesmo tempo umas verdadeiras amazonas, os cafés-concerto, os desinibidos espectáculos, as cores brilhantes e as luzes da [[metrópole]] [[françafrancesa]], a boemia posta pelos parisienses num pedestal, algo que nunca iriam encontrar na conservadora [[Espanha]].

Foi em [[Paris]] que Casagemas conheceu uma mulher, modelo nalgumas obras de [[Picasso]]. Uma mulher de nome Germaine. Uma mulher por quem se apaixonou perdidamente. Contudo o seu amor não foi correspondido e, num infeliz acto de loucura Casagemas suicidou-se, embriagado, num café parisiense.

E que fez[[ Pablo Picasso]]? Regressou ao seu [[país]]. Mas agora aquela euforia, aquele entusiasmo que partilhara com Casagemas na ida para a «cidade-luz» acabara, esgotara-se. Picasso voltara sozinho, sem um grande amigo com quem partilhou tantos segredos. Inconscientemente, uma parte de si havia ficado no túmulo de Casagemas.

Decidido a conceber uma pintura impressionante e radical que retrata-se o sentimento profundo que mantinha pelo amigo que morrera tão precossemente, Pablo Picasso empenhou-se na concretização de vários [[esboço]]s, [[retrato]]s de Casagemas. Mas aquilo era pouco, resumidamente, quase nada. Mas foi durante uma visita à cidade de Toledo que surgiu a inspiração, ao ver um famoso quadro de um [[pinturapintor]] nascido na [[Grécia]], [[El Greco]], que se dá pelo nome de ''[[O enterro do Conde Orgaz]]''.

Com esta obra de excelência Picasso deu um impulso à [[pintura]] monumental. Mas não foi por este facto que se tornou conhecida e sim pelo facto de ter sido considerada pela «boa sociedade» uma pintura profana e até mesmo ateísta. O céu é arrebatado por um cavalo branco e, ao invés de anjos, jazem nas nuvens prostitutas que meias vermelhas e pretas vestem somente. Picasso quis homenagear Casagemas com aquilo que ele nunca teve em vida. Entretanto os vivos lamentam-se com gestos aparvalhados e patéticos em torno do morto que jaz, coberto por um lençol branco, no chão.

Actualmente a [[pintura]] está exposta no [[Musée d’Art Moderne de La Ville de Paris]], em [[Paris]].

1 comentários:

Sara Queirós disse...

sem te querer ofender,este trabalho está mal estruturado...nota-se que foi retirado da internet, com poucas ou nenhuma alterações...tu consegues fazer melhor!!!mas esta é só a minha opinião!tenta mudar algumas coisas!mas parabéns!