quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Franck Lloyd Wright


Frank Lloyd Wright: Casa da Cascata

Considerado um dos arquitectos mais importantes do século XX, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitectura orgânica. Wright acreditava que a arquitectura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade
Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a Casa da Cascata (em inglês: Fallingwater house) ou Casa Kaufmann (nome da família de seu primeiro proprietário) é uma residência localizada perto de
Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos. Foi construída em 1936 e projectada pelo arquitecto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitectura moderna em seu país. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa hoje é um museu.
Quando, em 1934, um rico industrial de Pittsburg encomendou o projecto da sua casa fim-de-semana a Frank Loyd Wright, o arquitecto estava praticamente sem trabalho. Depois dos grandes sucessos do início do século, dir-se-ia que a América o tinha votado ao esquecimento. Com setenta anos de idade, a sua carreira parecia ter chegado ao fim. Estava então na moda o chamado ‘estilo internacional’ com o seu receituário ético e estético que misturava pré fabricação, funcionalismo, justiça social e coberturas planas. Para a nova geração dos modernistas europeus, Wright, o feroz individualista, o autor das sofisticadas moradias da classe média americana, era um arquitecto do passado, pertencia já ao século XIX.
O sucesso da obra foi imediato e avassalador. Não era caso para menos. Se ao público americano Wright oferecia o idílio de habitar em harmonia com a natureza, aos colegas que tinham adoptado o ‘estilo internacional’.


Bibliografia:
Imagem http://files.splinder.com/475b1d2bea826623c1cf42c93440601a.jpeg
Texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_da_Cascata
Http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u530.jhtm



SARA ALEXANDRA 9ªB Nº21

0 comentários: